A tecnologia e os valores humanos da Medicina

Público alvo: técnico e leigo. O grande problema da medicina clínica é a confiança que se necessita estabelecer na relação médico-paciente. Ou o médico é um ótimo ator e tem grande competência técnica, ou o encontro clínico não terá os resultados como se gostaria. Entram em jogo aqui os efeitos placebo e nocebo. Uma pílula de… Continuar lendo A tecnologia e os valores humanos da Medicina

Como regenerar cartilagens na artrose (osteoartrose, osteoartrite)

Público alvo: técnico. A terapêutica da artrose se volta cada vez mais às células tronco e às diversas maneiras de estimular condrócitos a regenerar e refazer lesões da cartilagem articular. Uma forma “caseira” de estímulo à formação de neocartilagem na artrose é representado pelos preparados chamados PRP (Plasma Rico em Plaquetas), com resultados variáveis. Aplicação… Continuar lendo Como regenerar cartilagens na artrose (osteoartrose, osteoartrite)

Como dormir melhor num vôo de larga distância.

Público alvo: leigo. A curiosidade é grande por parte de vários conhecidos: como viajo tão frequentemente ao exterior e chego inteiro ao destino? O segredo é uma boa noite de sono, se é que isto é algo possível e realizável nos assentos dos jatos que cruzam os oceanos. Como replicar o sono reparador de nossa cama… Continuar lendo Como dormir melhor num vôo de larga distância.

O teste da goma de mascar na arterite temporal.

Público alvo: técnico. Menos de 50% dos pacientes com arterite temporal apresentam claudicação da mandíbula ao mastigar. Este número pode estar sub-representado, como mostra Carta ao Leitor no NEJM desta semana. Os autores mostram 2 casos que justificam a aplicação do teste da goma de mascar na suspeita de pacientes com a doença. Após 2… Continuar lendo O teste da goma de mascar na arterite temporal.

Depressão e ansiedade são sintomas que pioram a artrite reumatóide?

Público alvo: técnico e leigo. Depressão e ansiedade são sintomas altamente prevalentes em artrite reumatóide. Trabalhos científicos sérios dão conta que 15% dos pacientes artríticos apresentam depressão. Um número muito maior que os 5% da população em geral. Sintomas de ansiedade são também frequentes na artrite reumatóide, um estudo mostrando prevalência de 25% após aplicação… Continuar lendo Depressão e ansiedade são sintomas que pioram a artrite reumatóide?

A história da Reumatologia

Público alvo: técnico. Sabe daqueles arquivos que se encontra ao acaso, ao “folhear”o computador num dia de chuva forte? A árvore abaixo é de todo interessante para termos idéia da evolução do pensamento reumático/reumatológico, iniciando no catarro reumático dos gregos e chegando aos modernos conceitos de doenças autoimunes. Gota e febre reumática foram das primeiras… Continuar lendo A história da Reumatologia

Neuropatia diabética: pontos importantes para guardar.

Público alvo: técnico. São comuns em pacientes diabéticos as queixas de pés amortecidos, queimação durante a noite, perda dos chinelos sem se dar conta. A eletromiografia nem sempre é diagnóstica, eis que não detecta neuropatia de fibras finas. Controle da doença, observância da dieta mais adequada, fisioterapia para ganho de sensibilidade proprioceptiva, assim evitando quedas,… Continuar lendo Neuropatia diabética: pontos importantes para guardar.