QUAIS OS FATORES DE RISCO, COMO RECONHECER E COMO TRATAR A OVERDOSE POR OPIÁCEOS

Quais são os fatores de risco para overdose de opiáceos?

Estes são os fatores de risco mais importantes, veja se você se enquadra e tome medidas imediatas:

– combinação de opiáceos entre si ou com outras classes de remédios, como anti-depressivos

– tomar doses elevadas dos opiáceos prescritos

– tomar doses maiores que aquelas prescritas

– usar opiáceos ilegais (heroína) ou comprados sem prescrição legal, as formulações podem conter outras substâncias deletérias à saúde

– idade acima de 65 anos

– apresentar doenças crônicas dos rins ou fígado.

Como reconhecer uma overdose de opiáceos?

E este é o conhecimento básico para pessoas que podem estar presenciando uma crise de overdose.

– pupilas pequenas, contraídas

– perda de consciência

– respiração superficial e lenta

– engasgos ou sons tipo gargarejo

– pele pálida, azulada e fria

– corpo imóvel.

Como salvar a vida de uma pessoa em overdose de opiáceos?

Agora você poderá salvar efetivamente uma vida. Haja rápido, você terá poucos minutos.

– na dúvida, chame por ajuda: pessoa da casa, vizinho, polícia, bombeiros, SAMU

– tente manter a pessoa desperta e respirando

– mova a pessoa para a posição deitada e de lado para prevenir aspiração para os pulmões

– permaneça com a pessoa até que venha auxílio

– administrar o antídoto naloxona tão breve quanto possível: injetável no músculo, subcutâneo ou na veia, em spray nasal se tiver – o mais eficaz em situação aguda e de efeito mais rápido é na veia.

Novas orientações de autoridades no assunto recomendam com ênfase a prescrição de naloxona para quem recebe opiáceos por dor crônica e que estejam em risco de overdose. Isto inclui pacientes com prescrição de doses mais elevadas de opiáceos, co-prescrição de drogas que possam piorar os efeitos colaterais de opiáceos (benzodiazepínicos tipo Valium, Lorax e Lexotan; ou anti-depressivos), ou aqueles com doenças crônicas de pulmões (bronquite e enfisema, por exemplo), dos rins e fígado. O objetivo é de reverter a epidemia de mortes por overdose, já que se consegue salvar um episódio letal com a administração rápida de naloxona.

No Brasil há formas injetáveis da naloxona para uso endovenoso, intramuscular ou subcutâneo: algumas apresentações de cloridrato  de naloxona e hicrocloreto de naloxona (Narcan e Naloxona como nomes comerciais). Peça receita ao clínico que prescreveu opiáceos e esteja atento. Avise familiar, acompanhante ou amigos sobre o recurso e onde encontrar a naloxona em sua casa. E não viaje sem o remédio salvador.

Seu comentário é muito importante. Escreva!

%d blogueiros gostam disto: