O QUE É UM OXÍMETRO E DEVO COMPRAR UM?

Um oxímetro de pulso é um pequeno dispositivo que mede o nível de saturação de oxigênio em seu sangue e sua pulsação, tipicamente na unhado seu dedo indicador. Os níveis normais de oxigênio variam entre 95 e 100% no nível do mar (mais baixos em altitudes mais altas); qualquer coisa abaixo pode indicar um problema com os pulmões ou o coração, como doença pulmonar obstrutiva crônica ou pneumonia.

Com o Covid-19 afetando comunidades em todo o país e globalmente, alguns especialistas consideram que vale a pena um investimento em um oxímetro de ponta de dedo operado por bateria. Como a doença normalmente ataca os pulmões, um oxímetro pode fornecer uma maneira rápida e barata de monitorar a respiração em casa e ficar à frente de uma situação potencialmente pior. Se os níveis de saturação de oxigênio caírem, um usuário pode compartilhar essas informações com um médico para que uma decisão possa ser tomada sobre se mais cuidados médicos são necessários.

Alguns profissionais de saúde descreveram a pneumonia que ocorre com Covid-19 como silenciosa, na medida em que os pacientes podem não perceber que estão sendo privados de oxigênio até que seus níveis de saturação sejam perigosamente baixos. Nestes casos, dizem, pessoas que suspeitam que estão doentes, mas não estão sentindo falta de ar, podem usar oxímetros de pulso para obter uma melhor imagem do estado de seus pulmões.

Se seus níveis são baixos, procurar atendimento médico antes que a situação se torne realmente terrível — o que, segundo os médicos, pode acontecer rapidamente com o Covid-19. E, embora um modelo doméstico possa não ser 100% preciso, ele pode ser útil no monitoramento do seu nível de oxigênio e se ele está em tendência para baixo do que é normal para você. É melhor usar um oxímetro como ferramenta de monitoramento quando você está doente, não como uma medida de que as coisas estão certas ou erradas com sua saúde.

Se você está no mercado para um oxímetro de pulso, tente encontrar um que seja liberado ou aprovado pela FDA americano. Um estudo de 2016 de seis oxímetros de pulso que não foram licenciados pelo FDA encontrou uma grande variedade de precisão entre os modelos, com a maioria tendo leituras altamente imprecisas.

Os preços variam, normalmente de US$ 25 a US$ 100, mas um modelo básico que mede os níveis de pulso e oxigênio funciona tão bem quanto um modelo caro de ponta. Suas escolhas podem ser limitadas, no entanto, uma vez que a demanda aumentou recentemente. Os oxímetros são normalmente vendidos por lojas de suprimentos de saúde, farmácias, super-mercados como Walmart e pela internet na Amazon e outros. Alguns fabricantes vendem diretamente aos consumidores em seus sites.

Adaptado de artigo que apareceu pela primeira vez na edição de julho de 2020 da UC Berkeley Saúde depois dos 50 anos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: