Live 31 de maio, horário especial das 20h
Link direto https://youtu.be/xyXTDv0gIHw

Dr. David Bichara é Médico e Biomédico, Especialista em Patologia Clínica/Medicina Laboratorial. Especialista em Saúde Pública, Mestre e Doutorando em Biologia de Agentes Infecciosos e Parasitários/UFPA. Professor do Curso de Medicina da Unifamaz.
- Por que no Brasil ainda insistem na realização de testes rápidos de anticorpos para o diagnóstico da Covid-19?
- Quais os principais testes utilizados atualmente para auxiliar no diagnóstico da Covid-19?
- Os testes que utilizam como material biológico a saliva, são realmente efetivos?
- Por que nenhum órgão oficial recomenda a realização de testes de anticorpos neutralizantes após a vacinação?
- Embora não recomendados quais seriam os testes ideais para medir uma resposta vacinal contra Covid-19?
- Quinze dias após a segunda dose da vacina contra Covid-19, fiz o teste de IgG e também o de anticorpos neutralizantes, e em ambos os resultados foram negativos. E agora? Não estou imune? O que fazer?
- Qualquer teste de IgG serve para verificar resposta após vacinação?
- Já existe algum teste comercial para medir a imunidade celular?
- As vacinas podem causar covid-19? Podem positivar o teste viral?
- Os testes de antígenos podem substituir os testes de RT-PCR?
- Todos os testes de RT-PCR são iguais? Existe possibilidade de não detectar as novas variantes?
- Os testes para medir as respostas às vacinas são realmente fidedignos?
- Os sintomas da covid-19 são diferentes nas pessoas infectadas pelas novas variantes? Há alguma mudança em relação aos testes para acompanhamento do paciente?
- Após a primeira dose da vacina contra Covid-19, já terei alguma proteção? É possível ter um teste de anticorpos positivo?
- Quais os testes recomendados atualmente para viagens internacionais?
- Como fazer o manejo de contactantes em relação aos testes para Covid-19?
- Existe recomendação de testes no pré-operatório de cirurgias eletivas?
- É verdade que tem ocorrido testes de RT-PCR positivos em pessoas que já realizaram há mais de 15 dias a segunda dose da vacina?
- Qual tem sido a contribuição do Laboratório de Patologia Clínica na pandemia?
- Com os estudos dos testes de prevalência que estão sendo realizados no Brasil já é possível prever uma imunidade coletiva?