QUANDO O MUNDO PARECE UMA GRANDE CONSPIRAÇÃO

Entender a estrutura das teorias da Nova Ordem Mundial (Cabala Global e outras) pode lançar luz sobre seu fascínio — e sua falsidade inerente.

Texto importante (modifiquei algumas partes para inserir em contextos do Brasil) publicado no New York Times. Oportuno frente a um sem número de fake news amplificadas neste ano de 2020 com a pandemia, especialmente sobre a propalada “Nova Ordem Mundial”.

“Teorias conspiratórias vêm de todas as formas e tamanhos, mas talvez a forma mais comum seja a teoria da Nova Ordem Mundial. Uma pesquisa recente com 26.000 pessoas em 25 países perguntou aos entrevistados se eles acreditam que há “um único grupo de pessoas que secretamente controlam eventos e governam o mundo juntos”.Trinta e sete por cento dos americanos responderam que isso é “definitiva ou provavelmente verdade”. Assim como 45% dos italianos, 55% dos espanhóis e 78% dos nigerianos.

Você que acredita está junto a 8 de cada 10 africanos.

Teorias conspiratórias, é claro, não foram inventadas por Qanon (ou outros vários grupos organizados); eles existem há milhares de anos. Algumas delas até tiveram um grande impacto na história. Veja o nazismo, por exemplo. Normalmente não pensamos no nazismo como uma teoria da conspiração. Uma vez que ele conseguiu tomar conta de um país inteiro e lançar a Segunda Guerra Mundial, geralmente consideramos o nazismo uma “ideologia”, embora um mal.Mas em seu coração, o nazismo era uma teoria da Nova Ordem Mundial baseada nesta mentira antissemita: “Uma cabala de financiadores judeus secretamente domina o mundo e está planejando destruir a raça ariana. Eles projetaram a Revolução Bolchevique, comandam democracias ocidentais, e controlam a mídia e os bancos. Apenas Hitler conseguiu ver através de todos os seus truques nefastos – e só ele pode pará-los e salvar a humanidade.”Entender a estrutura comum de tais teorias conspiratórias pode explicar tanto sua atratividade quanto sua falsidade inerente.

A Estrutura

Teorias da Nova Ordem Mundial argumentam que por baixo dos inúmeros eventos que vemos na superfície do mundo espreita um único grupo sinistro. A identidade deste grupo pode mudar: alguns acreditam que o mundo é secretamente governado por maçons, bruxas ou satanistas; outros pensam que são alienígenas, répteis lagartos ou outros grupos.Mas a estrutura básica permanece a mesma: o grupo controla quase tudo o que acontece, ao mesmo tempo em que esconde esse controle.Teorias da conspiração se deleitam em unir opostos. Assim, a teoria da conspiração nazista dizia que, na superfície, o comunismo e o capitalismo parecem inimigos irreconciliáveis, certo? Errado! Isso é exatamente o que a cabala judaica quer que você pense! E você pode pensar que a família Bush e a família Clinton são rivais jurados, mas eles estão apenas fazendo um show – atrás de portas fechadas, todos eles vão para as mesmas festas VIPs.

No Brasil, lembra dos arquirivais PT e PSDB trocando acusações em períodos eleitorais, confraternizando depois da vitória de um ou outro? Ou o leitor acordou agora e não sabe o que a operação Lava-Jato mostrou?

A partir dessas premissas surge uma teoria do mundo em funcionamento. Os eventos nas notícias são uma tela de fumaça astutamente projetada com o objetivo de nos enganar, e os famosos líderes que distraem nossa atenção são meros fantoches nas mãos dos verdadeiros governantes. A imprensa tradicional “está vendida para os mentores da Nova Ordem Mundial”.As teorias da conspiração global são capazes de atrair grandes seguidores em parte porque oferecem uma explicação única e direta para inúmeros processos complicados. Nossas vidas são repetidamente abaladas por guerras, revoluções, crises e pandemias. Mas se eu acredito em algum tipo de nova ordem mundial, eu gosto da sensação reconfortante de que eu entendo tudo.A guerra na Síria? Não preciso estudar história do Oriente Médio para entender o que está acontecendo lá. É parte da grande conspiração. O desenvolvimento da tecnologia 5G? Não preciso fazer nenhuma pesquisa sobre a física das ondas de rádio. É a conspiração. A pandemia Covid-19? Não tem nada a ver com ecossistemas, morcegos e vírus. É obviamente parte da conspiração.

A chave da teoria da Nova Ordem Mundial desbloqueia todos os mistérios do mundo e me oferece entrada em um círculo exclusivo — o grupo de pessoas que entendem. Isso me torna mais inteligente e sábio do que a pessoa comum e até me eleva acima da elite intelectual e da classe dominante: professores, jornalistas, políticos. Eu vejo o que eles ignoram – ou o que eles tentam esconder.

As falhas

As teorias conspiratórias globais sofrem da mesma falha básica: elas assumem que a história é muito simples. A premissa chave da fake news sobre Nova Ordem Mundial é que é relativamente fácil manipular o mundo. Um pequeno grupo de pessoas pode entender, prever e controlar tudo, desde guerras até revoluções tecnológicas, e até pandemias.Particularmente notável é a capacidade deste grupo de ver 10 movimentos à frente no jogo de tabuleiro global. Quando eles liberam um vírus em algum lugar, eles podem prever não apenas como ele se espalhará pelo mundo, mas também como ele afetará a economia global um ano depois. Quando desencadeiam uma revolução política, podem controlar seu curso. Quando começam uma guerra, sabem como vai acabar.Mas é claro, o mundo é muito mais complicado.

Considere a invasão americana do Iraque, por exemplo. Em 2003, a única superpotência mundial invadiu um país do Oriente Médio de médio porte, alegando que queria eliminar as armas de destruição em massa do país e acabar com o regime de Saddam Hussein. Alguns suspeitavam que também não se importaria com a chance de ganhar hegemonia sobre a região e dominar os campos vitais de petróleo iraquianos. Em busca de seus objetivos, os Estados Unidos enviaram o melhor exército do mundo e gastaram trilhões de dólares.Avançando alguns anos, quais foram os resultados deste tremendo esforço? Um desastre completo. Não havia armas de destruição em massa, e o país estava mergulhado no caos.

O grande vencedor da guerra foi, na verdade, o Irã, que se tornou o poder dominante na região.Então devemos concluir que George W. Bush e Donald Rumsfeld eram na verdade toupeiras iranianas disfarçadas, executando uma trama iraniana diabolicamente inteligente? De modo algum.

Em vez disso, a conclusão é que é incrivelmente difícil prever e controlar os assuntos humanos.Você não precisa invadir um país do Oriente Médio para aprender esta lição. Se você serviu em um conselho escolar ou no conselho local, ou apenas tentou organizar uma festa surpresa de aniversário para sua mãe, você provavelmente sabe como é difícil controlar os humanos.

Você faz um plano, e sai pela culatra. Você tenta manter algo em segredo, e no dia seguinte todo mundo está falando sobre isso. Você conspira com um amigo de confiança, e no momento crucial eles te apunhalam pelas costas. Precisamos falar das reuniões de condomínio?

A teoria da Nova Ordem Mundial nos pede para acreditar que, embora seja muito difícil prever e controlar as ações de 1.000 ou mesmo 100 humanos, é surpreendentemente fácil dominar quase oito bilhões.

A Realidade

Há, é claro, muitas conspirações reais no mundo. Indivíduos, corporações, organizações, igrejas, facções e governos estão constantemente se chocando e perseguindo várias tramas. Mas é precisamente isso que torna tão difícil prever e controlar o mundo em sua totalidade.Na década de 1930 a União Soviética estava realmente conspirando para inflamar revoluções comunistas em todo o mundo; bancos capitalistas estavam empregando todos os tipos de estratégias desonestas; a administração Roosevelt estava planejando re-projetar a sociedade americana no New Deal; e o movimento sionista seguiu seu plano de estabelecer uma pátria na Palestina.

Mas esses e inúmeros outros esquemas muitas vezes colidiram, e não havia um único grupo de pessoas comandando todo o show.

Hoje, também, você é provavelmente alvo de muitas conspirações. Seus colegas de trabalho podem estar planejando virar o chefe contra você. Uma grande corporação farmacêutica pode estar subornando seu médico para lhe dar opioides analgésicos nocivos. Outra grande corporação pode estar pressionando políticos a bloquear as regulamentações ambientais e permitir que polua o ar que você respira. Algum gigante da tecnologia pode estar ocupado hackeando seus dados privados. Um partido político pode estar tramando uma trapaça nas eleições em seu estado. Um governo estrangeiro pode estar tentando fomentar o extremismo em seu país. Isso tudo podem ser conspirações reais, mas eles não fazem parte de uma única trama global.

Às vezes uma corporação, um partido político ou um ditador conseguem reunir uma parte significativa de todo o poder do mundo em suas mãos. Mas, quando tal acontece, é quase impossível mantê-lo em segredo. Com grande poder vem grande publicidade.De fato, em muitos casos, a grande publicidade é um pré-requisito para ganhar grande poder. Lênin, por exemplo, nunca teria conquistado o poder na Rússia, evitando o olhar público. E Stalin no início era muito mais afeiçoado a conspirar atrás de portas fechadas, mas quando monopolizou o poder na União Soviética seu retrato estava pendurado em todos os escritórios, escolas e lares do Báltico ao Pacífico. O poder de Stalin dependia deste culto à personalidade. A ideia de que Lênin e Stalin eram apenas uma fachada para os verdadeiros governantes nos bastidores contradiz todas as evidências históricas.

Perceber que nenhuma teoria da conspiração pode controlar secretamente o mundo inteiro não é apenas preciso — também é empoderador. Significa que você pode identificar as facções concorrentes em nosso mundo, e aliar-se com alguns grupos contra outros. É disso que trata a verdadeira política.”

Referência

Opinion | When the World Seems Like One Big Conspiracy – The New York Times (nytimes.com)

  1 comment for “QUANDO O MUNDO PARECE UMA GRANDE CONSPIRAÇÃO

  1. Anne-Rose
    21 de novembro de 2020 às 16:19

    Excelente. Informações relevantes. É importante refletirmos sobre as consequências imprevisíveis dos acontecimentos. Realmente, neste cenário de incertezas e transformações tudo pode acontecer contudo o equilíbrio e bom senso precisam prevalecer.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: