A síndrome do apertador e o consumo de cafeína.

Público alvo: leigo e técnico.

É fácil encontrarmos pacientes com queixa de bruxismo (limar de dentes). Mas é muito mais frequente que se possa imaginar a associação de bruxismo com sintomas da síndrome do apertador crônico, o que inclui dores articulares em mãos. Há literatura científica escassa sobre o tema, diagnóstico que é facilmente perdido e que pode levar a inúmeros testes inconclusivos e excessivos tratamentos.

A síndrome do apertador crônico (“clencher syndrome”)

Dentre os sintomas mais importantes da síndrome se encontram o aperto involuntário da mandíbula (muitas vezes denominado bruxismo) – que pode resultar em cefaléia intensa e dor cervical; aperto dos dedos das mãos (comprimindo o vazio, uma caneta ou a direção de um automóvel) – que pode levar à síndrome de túnel do carpo ou a tendinites dos flexores de dígitos, com dedos em gatilho; e desconforto ou dor no períneo, por aperto da musculatura da pelve – que pode levar a dores no cóccix ou na região lombar.

Intoxicação por cafeína está na base dos sintomas em vários destes indivíduos, muito embora eu tenha notado que não se dão conta do fato. Basta somar o volume diário consumido de cafés, cafezinhos, chás, refrigerantes (colas e guaraná principalmente), energéticos, achocolatados e chimarrão, e chega-se facilmente a concentrações perigosas de cafeína no organismo. Além disto, vários pacientes não sabem que medicamentos como Dorflex e Neosaldina, amplamente consumidos sem receita médica, também possuem quantidades significativas de cafeína em suas formulações.

Vejo no consultório homens e mulheres com queixa de dor cervical, dores articulares nas mãos e desconforto extremo no cóccix, após terem passado por um sem número de exames de laboratório e de imagem, todos normais. A simples retirada da cafeína de suas dietas traz alívio importante dos sintomas, com diminuição da ansiedade, da “eletricidade”, do fator psicossomático de seus sintomas.

Assim, fechar o diagnóstico e falar sobre ele já traz alívio importante dos sintomas e do sofrimento. Retirar por algumas semanas qualquer bebida escura é o fator preponderante no tratamento.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s