Como prevenir-se de doenças autoimunes

Público alvo: leigo. Pois é sim possível tentarmos nos proteger do desenvolvimento de uma doença autoimune. Apesar de os mecanismos que levam ao exato dessaranjo do sistema imune não serem conhecidos, veja abaixo a lista do que você deve evitar para estar protegido – principalmente se há casos de doença autoimune na família. exposição UV… Continuar lendo Como prevenir-se de doenças autoimunes

Qual a prevalência das diferentes doenças reumáticas?

Público alvo: técnico e leigo. Há alguns anos, trabalhando ainda no Hospital São Lucas da PUC em Porto Alegre, fizemos uma estatística durante 8 meses, período em que 951 pacientes foram atendidos. Quais os achados mais importantes? A grande maioria (78,4%) eram mulheres A média de idade foi de 47,6 ± 19,3 anos As doenças… Continuar lendo Qual a prevalência das diferentes doenças reumáticas?

Público alvo: técnico e leigo. Além de dor, edema, rubor, calor e impotência funcional nas articulações, a artrite reumatóide gera grande fadiga. Este sintoma vinha sendo menosprezado pelos médicos até recentemente, embora seja das queixas mais frequentes no consultório médico. Autores holandeses em recente artigo científico dão conta que contribuem para o sintoma fadiga da… Continuar lendo O sintoma fadiga na artrite reumatóide: exercícios, sono e analgesia resolvem o problema

Artrose é segunda maior causa de admissões hospitalares nos EUA

Público alvo: técnico e leigo. Recente estatística efetuada em San Diego, no estado da Califórnia, mostra que septicemia (quando uma infecção entra na corrente sanguínea) é o diagnóstico mais comum levando a internações hospitalares. Mas em segundo lugar vem a artrose, até de forma surpreendente. Principalmente a artrose de joelhos. Já a artrose de quadris aparece… Continuar lendo Artrose é segunda maior causa de admissões hospitalares nos EUA

Quedas em idosos