Artrites infecciosas: quando os germes atacam.

Público alvo: leigo. Infelizmente mesmo com os melhores cuidados de higiene estamos expostos a um sem número de agentes microbianos no dia-a-dia. Você sabia que há reumatismos secundários a infecções? Veja no texto abaixo, atualizado, publicado originalmente no livro Artrites & Reumatismos, do Grupo de Pacientes Artríticos de Porto Alegre. “As artrites infecciosas se apresenta… Continuar lendo Artrites infecciosas: quando os germes atacam.

Reumatismos esses desconhecidos I: entrevistas na TV.

Público alvo: leigo. Muitas vezes a melhor maneira de disseminar informações médicas é através do velho meio de comunicação chamado TV. Esta entrevista foi gravada em dezembro/2014 dentro do programa Viva Mais do Canal 20 (NET Porto Alegre). Anote suas dúvidas e envie através do blog, estaremos respondendo e comentando nos próximos programas.

Público alvo: leigo. Pois a classificação dos reumatismos da infância e adolescência já deve ter trocado uma meia dúzia de vezes desde que me formei. Reumatismos crônicos da infância, poliartite crônica juvenil, artrite reumatóide juvenil, artrite idiopática juvenil e, a última pérola, artrite relacionada a entesites, são termos cunhados para tentar abranger as diversas formas… Continuar lendo Artrite Reumatóide forma juvenil: a máxima “quem gosta de velho é reumatismo” não é real!

Artrite Reumatóide uma visão geral.

Público alvo: leigo Dentre as doenças autoimunes mais comuns, a artrite reumatóide afeta entre 0,4 e 0,7% da população. A visão de dedos crispados e tortos é apenas isto, um medo do passado. Novos tratamentos colocam o médico em amplas condições de frear a evolução da doença e, muitas vezes, chegar a uma remissão completa.… Continuar lendo Artrite Reumatóide uma visão geral.

Público alvo: técnico. A publicação desta semana no The Rheumatologist, órgão escrito do American College of Rheumatology, dá a dimensão exata de onde estamos na compreensão da Síndrome Anti-Fosfolípide. A descrição minuciosa é feita por seus descobridor, o Dr. Graham Hughes, do St. Thomas Hospital em Londres. As referências ao final do texto são as… Continuar lendo Síndrome anti-fosfolípide: atualização 2016. A Síndrome de Hughes por seu descobridor.

Laboratório em autoimunidade: os Consensos Brasileiros de FAN

Público alvo: técnico Laudos de FAN são de difícil leitura e execução. Técnicos ao microscópio devem ter anos de treinamento antes de ser capazes de interpretar corretamente padrões nucleares, nucleolares, do aparelho mitótico, citoplasmáticos e mistos. Entra na jogada o site do IV Consenso Brasileiro de FAN em Células HEp2: http://www.hep-2.com.br. Além de ensinar a nomenclatura… Continuar lendo Laboratório em autoimunidade: os Consensos Brasileiros de FAN

Artrites & Reumatismos: lupus na vitrine.

Público alvo: leigos Por merecimento, um primeiro texto sobre o lupus, importante doença autoimune que une cientistas de todo o mundo na busca de sua cura. A publicação é o Prefácio do livro para pacientes “Domando o Lobo”, BookEss Editora 2015, da professora e jornalista Vivian Magalhães. “Sir William Osler (1849 – 1919), canadense, um… Continuar lendo Artrites & Reumatismos: lupus na vitrine.